Psicoterapia personalizada para cada cliente, isso existe? Sim, e tem nome e sobrenome: FAP- Psicoterapia Analítica Funcional.
A FAP- Psicoterapia Analítica Funcional é uma abordagem idiossincrática de psicoterapia, caracterizada por múltiplas camadas e um processo evolutivo contínuo, baseado na análise do comportamento contextual.
A FAP é descrita (por muitos estudiosos) como uma dança entre terapeuta e cliente, onde os movimentos do terapeuta, apesar de bem ensaiados e baseados na análise funcional do caso, devem ser suficientemente flexíveis para se adaptar aos passos do cliente durante as sessões.
Essa sintonia é alcançada quando o terapeuta compreende a individualidade, história de vida, e contexto cultural do cliente, respeitando sua maneira de ser e ajustando os passos necessários para que o cliente possa avançar conforme a vida que deseja alcançar.
O psicólogo proporciona um ambiente seguro onde o cliente pode experimentar novos comportamentos e habilidades, como por exemplo: expressar emoções ou fazer pedidos, antes de aplicá-los em situações do cotidiano. Vale ressaltar que na FAP, não há comportamentos certos ou errados do cliente, o foco está na função de cada resposta, priorizando aqueles que ajudam o cliente a progredir.
Por fim, além de promover relações mais autênticas tanto dentro quanto fora da sessão, nosso objetivo é aprimorar a qualidade de vida e as conexões sociais do cliente. Em outras palavras, buscamos desenvolver uma vida significativa, repleta de interações extraordinárias.
Como psicóloga da FAP, gostaria de estender um convite para você refletir: Quais ações você pode tomar agora para melhorar sua vida? Quais são suas prioridades? Quais são seus valores essenciais? E o que está impedindo você de alcançar a vida que deseja?